quarta-feira, 17 de maio de 2017

Unidade da Hemoba em Senhor do Bonfim celebra uma década de história


A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Senhor do Bonfim, primeira unidade de coleta de sangue no norte do estado da Bahia, foi inaugurada em 28 de maio de 2007. Neste ano, a unidade comemora 10 anos de existência, com uma história repleta de conquistas e importantes momentos.
Para comemorar a data, a coordenação da unidade convida a comunidade de Senhor do Bonfim e região, especialmente doadores voluntários de sangue e colaboradores, para um dia de celebração na UCT.
A unidade é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes aos municípios que compreendem o Núcleo Regional de Saúde de Senhor do Bonfim: Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu, Filadélfia, Itiúba, Ponto Novo, Andorinha, Antônio Gonçalves, Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Queimadas.
Um dos médicos que atuam na unidade, Francisco Lustiago, tem orgulho em fazer parte da história da UCT “É com muita honra que faço parte desta equipe que trabalha com muito amor e dedicação. Será uma satisfação imensa comemorar a data ao lado dos doadores que comparecerem na nossa unidade”, afirma.
A avaliação dos doadores reforça a credibilidade da UCT Bonfim. O instrutor de trânsito Emerson Pinheiro, 42 anos, que é doador fidelizado da unidade comemora a data com orgulho.
“Como morador do município de Senhor do Bonfim, tenho um imenso prazer em ser um doador fidelizado e participar desta comemoração de 10 anos da unidade. Não tem nada mais gratificante do que salvar vidas em cada doação que faço”, disse o doador.
A UCT tem capacidade instalada para a coleta de 1056 bolsas/mês e uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares/técnicos, bioquímicos e profissionais administrativos que estão preparados para promover atendimento humanizado, seguro e com qualidade aos candidatos à doação.
Comemorações na unidadeA partir da próxima segunda-feira (22), os colaboradores da unidade, vão promover uma “Semana de comemoração” alusiva aos 10 anos, para os doadores e parceiros da UCT. A ação acontece no horário de funcionamento da unidade, das 7h30 às 13h30. No dia 26 (sexta-feira), a data será celebrada com bolo, lanche especial e brindes para os candidatos à doação.
Critérios de doaçãoPara doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto; pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário